Trancamento de matrícula

O trancamento de matrícula é um procedimento em que os estudos são interrompidos formalmente. Recomenda-se sempre que seja feito contato com a coordenação de curso (rgi.rhs@id.uff.br), no mínimo, para comunicar o trancamento e expor os motivos. Não se trata de uma obrigação, contudo auxilia à coordenação a mapear situações de vulnerabilidade e outras possibilidades de conduzir. Costumamos orientar que o trancamento seja utilizado como último recurso, uma vez que pode resultar no cancelamento da matrícula (caso ultrapasse o máximo de quatro semestres trancados).

Muitas vezes, a solicitação de trancamento está associada a

  • indisponibilidade de horário, devido a trabalho e outros compromissos;
  • indisponibilidade de tempo para as atividades acadêmicas extraclasse (leitura de textos, realização de trabalhos);
  • mudança de localidade/município de domícilio;
  • mudança ou dúvidas sobre a intenção de carreira/do curso escolhido.

É nesse sentido que se recomenda o contato com a coordenação, para vislumbrar alternativas. Seguem algumas formas de lidar com essas situações e que mantém a matrícula ativa, sem a necessidade do trancamento:

  • concentrar as disciplinas em um turno, afim de não conflituar com trabalho e outros compromissos;
  • diminuir o número de disciplinas cursadas no semestre;
  • cursar disciplinas em outras localidades.
  • cursar disciplinas em outros cursos;

ALERTA IMPORTANTE SOBRE TRANCAMENTO E ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS

Conforme o Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia de Rio das Ostras, os estágios supervisionados se organizam em dois ciclos de um ano, ou dois semestres letivos (Estágio Supervisionado I e II, ou Estágio Supervisionado III e IV). A interrupção do ciclo pode implicar a necessidade de refazer desde o início e participar de uma nova seleção de equipe, caso não seja conversado com a sua supervisora. Por exemplo:

  • em 2000.2, a estudante participou da seleção de estágio da equipe do prof. Nietzsche, sendo classificada na mesma;
  • em 2001.1, a estudante foi aprovada em Estágio Supervisionado I na equipe do prof. Nietzsche;
  • em 2001.2, a estudante resolveu trancar a matrícula.

Nessa situação, o ciclo de um ano foi quebrado (Estágio Supervisionado I e II). Logo, como regra geral, acontecerá o seguinte: (a) a disciplina Estágio Supervisionado I será removida do histórico da estudante; (b) a estudante terá que participar de uma nova seleção de equipe de estágio, e (c) terá que iniciar um novo ciclo, cursando novamente Estágio Supervisionado I.

Nesse sentido, é recomendada uma conversa com sua supervisora sobre a intenção de trancamento. Ela poderá avaliar a possibilidade de retorno à equipe após o trancamento, o que não configurará uma interrupção de ciclo.

Tipos de trancamento

Trancamento regular

Solicitado pela estudante em prazo previsto no calendário acadêmico. É realizado através do SEI, conforme orientado em https://www.uff.br/processo/trancamento-de-matricula/.

O destrancamento é feito automaticamente, quando a estudante se inscreve em disciplinas no semestre previsto para seu retorno. Caso retorne antes, deve avisar a coordenação de curso.

Trancamento automático

Ocorre automaticamente, após o período de ajustes, quando a estudante não está inscrita em nenhuma disciplina. O destrancamento é feito automaticamente quando a estudante se inscreve em disciplinas em semestre posterior.

Trancamento especial

Trancamento que ocorre por situação de vulnerabilidade, de saúde ou representação oficial em competições esportivas. Para tal, é necessária a abertura de processo no SEI, conforme orientado em https://www.uff.br/processo/trancamento-especial-de-matricula/

Observações importantes

  • A estudante pode trancar, no máximo, 4 (quatro) períodos/semestre letivos, intercalados ou consecutivos. Caso esse número seja ultrapassado, a matrícula será cancelada;
  • Os semestres trancados através de trancamento especial não contam para esse máximo descrito acima.

Skip to content