Coordenação: Maddi Damião Júnior
A presente pesquisa propôs-se a ser um estudo do Prajñ¿ P¿ramit¿ Hridaya S¿tra, e das noções de vacuidade (¿¿nyat¿), forma, Prajña, e da vacuidade dos dharmas e agregados, de tal forma que possa contribuir para uma reflexão, especificamente em relação à psicologia analítica, criada pelo psiquiatra suiço Carl Gustav Jung. Será feita uma análise dessas categorias de tal forma que possamos repensar as bases da clínica e as contribuições do Abdharma para a tematização da questão de base da prática das psicoterapias, que se funda na questão do sofrimento e no papel do conhecimento de si como liberação deste sofrimento. A partir da inspiração do Sutra do Coração, a reflexão sobre a clínica psicológica diverge do tema do sofrimento e se encaminha para a questão da ignorância, como um klesha, como propriedades bem singulares, pois parte-se do princípio que desde que o homem existe, está em modo de ignorância, sendo a libertação desta também a libertação do sofrimento. Dessa forma, o problema central da clínica consiste na seguinte questão: como sair, dentro da condição humana, do modo de ignorância? Na medida em que C. G. Jung permite pensar a clínica e a descreve como uma prática de meditação, ou atenção constante e minuciosa à experiência, acredito que torna-se possível pensar a clínica a partir do diálogo com a tradição Mahaiana. Para tal, teremos que investigar os meios do caminho de libertação no Budismo e os meios e práticas para a fundamentação clínica na perspectiva da psicologia analítica. Por fim, o trabalho se propõe a estabelecer um diálogo entre a psicologia clínica e a tradição do Abidharma, o que implica em uma virada de perspectiva no que tange a questão epistemológica, pois pode-se dizer que há aí uma ruptura com as epistemologias subjetivistas, que têm no sujeito determinado por uma razão suficiente o ponto de partida para qualquer análise do real, pode-se dizer que, desta forma, colocamos os pressupostos da subjetividade fundante da psicologia no séc. XX por uma reflexão sobre as questões da consciência e do eu que problematizam através de uma reflexão analítica estas categorias construtoras da psicologia.