Coordenação: Ana Cristina Troncoso
Financiamento: CAPES e Proex
Objetivamos elaborar um jogo didático onde os jogadores possam ter acesso ao conteúdo neurocientífico por meio de uma metodologia de aprendizagem alternativa, lúdica e inovadora. As atividades concernentes ao jogo ocorrerão em espaços alternativos à sala de aula, ampliando os espaços educacionais. O brincar possibilita o exercício da imaginação e se fundamenta no exercício da liberdade, representando a conquista de quem pode sonhar, sentir, decidir, arquitetar, aventurar e agir, com energia para ir além dos desafios da brincadeira, recriando o tempo, o lugar e os objetos. Os jogos são fonte de felicidade e prazer e o bom jogo didático, a nosso ver, é aquele em que o jogador pode avançar de maneira lógica e desafiadora, além de proporcionar um contexto estimulador para suas atividades mentais ampliando sua capacidade de cooperação e liberdade de imaginação, abrindo possibilidades de novas formas de resolução de problemas e compreensão de conteúdo. Por proporcionarem práticas educacionais atrativas, onde o aluno tem a chance de aprender de forma dinâmica e motivadora, os jogos educacionais podem se tornar auxiliares importantes do processo de ensino e aprendizagem. Partindo do contexto supracitado elaboraremos um jogo didático neurocientífico baseado especialmente no modelo dos jogos de RPG (role playing game) e submetermos alunos da educação básica pública ao jogo para averiguarmos a efetividade da aprendizagem por meio desta metodologia não tradicional.