Coordenadora: Mara Sizino Vitória
A avaliação psicológica (AP) pode ser definida como um processo técnico e científico, realizado em etapas que vão desde o levantamento dos objetivos da avaliação, coleta de informações através de variados recursos [isto é, entrevistas, observações, testes psicométricos e/ou projetivos/expressivos], integração das informações e, por último, a comunicação dos resultados ao indivíduo, grupo de indivíduos ou instituição que buscou o processo de avaliação (CFP, 2022). Segundo a Resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) 31/2022, a AP deve basear sua decisão em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente, estes considerados fontes fundamentais, além de fontes complementares (técnicas e instrumentos não psicológicos e documentos técnicos) a depender do contexto. O processo de AP com crianças tem algumas especificidades, que perpassam desde a busca e reconhecimento da necessidade de uma ajuda, pois a criança é levada ao profissional por um responsável, até os recursos utilizados durante o trabalho. Um desses recurso é o desenho infantil, que é uma técnica consistente para analisar o conteúdo emocional, afetivo e comportamental. Como o desenhar é um ato prazeroso e habitual para as crianças, trata-se de uma atividade de larga aceitação entre elas (DI LEO, 1991). Outras estratégias lúdicas também são extremamente ricas para formação de vínculo profissional-criança e compreensão da sua dinâmica de personalidade, como o brincar livremente ou através da mediação por brinquedos, como por exemplo, fantoches, casinha, bonecos, massinha de modelar, jogos, blocos de madeira e livros (SILVA; NAVES; LINS, 2018).Neste sentido, esta pesquisa estuda maneiras de integrar a literatura infantil na avaliação psicológica, dada a prerrogativa, prevista em Resolução (31/2022), de o psicólogo se utilizar de fontes complementares no referido processo. Assim, o grupo de pesquisa estuda achados interessantes que sugerem a multiplicidade de benefícios proporcionados pelas narrativas orais e escritas à API. Este recurso é capaz de contribuir em todas as fases da avaliação, desde o estabelecimento do rapport até as etapas conclusivas. No decorrer do processo, o uso da literatura ajuda a identificar o grau de desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais com maior acurácia, visto que ela trabalha diretamente com tais variáveis, ao mesmo passo em que amplia o repertório simbólico da criança, fornecendo-lhe novas formas de expressão. Em resumo, esta pesquisa foca no uso da expressão literária como um dos recursos no processo de avaliação psicológica infantil. Assim, tem desenvolvido material científico sobre como o uso de leitura de livros e produção de histórias pode ser um meio facilitador de comunicação do mundo vivencial da criança, além de ser ferramenta para avaliação de diversos aspectos cognitivos.
Verificar algumas publicações científicas deste grupo de pesquisa para compreender melhor o assunto.
FRANCA, LAIS MARLENE MIRANDA ; DE OLIVEIRA, ROBERTA CRAVO ; DE OLIVEIRA, RAQUEL DONEGÁ ; RIBEIRO, NAYARA MESQUITA ; DIAS, REBECCA DE ARAÚJO ; DA VICTORIA, MARA SIZINO . Avaliação Psicológica: Uso do livro na investigação de aspectos socioemocionais. REVISTA PSICOPEDAGOGIA , v. 41, p. 533-545, 2024.
DONEGÁ, RAQUEL ; VICTORIA, MARA SIZINO DA ; MESQUITA, NAYARA . Livro sensorial -Água- como fonte complementar no processo de Avaliação Psicológica Infantil (API). DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação , v. 25, p. e024013, 2024.
OLIVEIRA, R. D. ; RIBEIRO, N. M. ; MACEDO, L. X. ; ROZA, J. A. G. ; SILVA, L. H. ; VICTORIA, M. S. . O uso de narrativas literárias na prática de avaliação psicológica infantil. DESIDADES – REVISTA ELETRÔNICA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE , v. 36, p. 95-112, 2023.
ROZA, J. A. G. ; SILVA, L. H. ; MACEDO, L. X. ; ALBUQUERQUE, N. G. ; OLIVEIRA, R. D. ; VICTORIA, M. S. . Avaliação Psicológica Infantil. AMAzônica – Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação , v. 15, p. 343-382, 2022.
No ano de 2025 e 2026.1 o projeto está suspenso devido à licença de pós doutoramento da coordenadora do projeto. Em 2026.2 o projeto retornará e, se você tiver interesse, entre em contato! (marasizino@id.uff.br)