Inscrição em disciplinas

Períodos importantes do processo de inscrição em disciplinas

  1. Inscrição em disciplinas: período em que os estudantes fazem a primeira solicitação de inscrição em disciplinas. É nesse momento em que se operam as regras de prioridade, caso haja mais pedidos do que vagas.
  2. Período de ajustes: é o período em que as inscrições em disciplinas podem ser alteradas. Não se operam, neste momento, as regras de prioridade, sendo cumprida de acordo com a ordem de solicitação (quem solicitou primeiro tem preferência).
  3. Cancelamento: é o período em que pode-se solicitar o cancelamento da inscrição em disciplina. Importante marcar que só é possível cancelar a inscrição UMA VEZ EM CADA DISCIPLINA. Isto é, se a estudante (a) solicitar inscrição na disciplina X; (b) pedir cancelamento na disciplina; (c) solicitar novamente a inscrição na disciplina X e (d) solicitar um novo cancelamento na disciplina X, este segundo pedido de cancelamento não será autorizado pelo regulamento dos cursos de graduação.

Regras de prioridade na inscrição em disciplinas

De acordo com o regulamento dos cursos de graduação e com deliberações do colegiado de curso de Psicologia, as seguintes regras de prioridade são aplicadas à inscrição em disciplinas, quando há mais pedidos do que vagas ofertadas

  • Estudante estar no semestre adequado da disciplina (Ex. estudante no seu terceiro semestre de ingresso tem preferência nas disciplinas do terceiro período do curso);
  • Estudante concluinte (que tem previsão de colar grau no semestre atual tem preferência);
  • Estudante com maior carga horária cursada (estudante com maior carga horária tem preferência)
  • Ordem de inscrição (quem solicitou primeiro tem preferência)

Importante reforçar que essas regras se aplicam ao período de inscrição em disciplinas, que ocorre antes do início do semestre letivo, e não no período de ajustes.

No período de ajustes, a única regra de prioridade é a ordem de solicitação de inscrição em disciplinas (quem solicitou primeiro tem preferência).

Inscrição em disciplinas de outros cursos

Toda estudante pode solicitar a inscrição em disciplinas de outros cursos. Mas cabe a observação:

  • OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: via de regra, as disciplinas de outros cursos são contabilizadas como eletivas no sistema, e não como carga horária obrigatória de optativas. Contudo, já existem algumas disciplinas de outros cursos que são consideradas como optativas do curso de Psicologia.
  • Caso a disciplina já tenha vagas destinadas a estudantes do curso de Psicologia, o pedido de inscrição deve ser feito no período regular de inscrição em disciplinas, através do Sistema de Inscrição.
  • Caso a disciplina não tenha, originalmente, vagas destinadas a estudantes do curso de Psicologia, o pedido de inscrição deve ser feito no período de ajustes através do Sistema Solicita. A partir daí, a coordenação de curso solicitará a abertura das vagas, sujeito a avaliação do departamento ofertante.
  • NÃO SOLICITE A INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS OU A ABERTURA DE VAGAS POR EMAIL. Qualquer solicitação feita dessa maneira será orientada a formalizar o pedido pelos sistemas destinados a esse processo (Sistema de Inscrições e Sistema Solicita).

Inscrição em disciplinas do curso de Psicologia por estudantes de outros cursos

O procedimento é previsto, contudo cabem algumas observações sobre o trâmite:

  • Caso não haja vagas destinadas, originalmente, a outros cursos, a solicitação deve ser feita pela coordenação do curso ao qual a estudante está vinculada. A coordenação do Curso de Psicologia não recebe solicitações feitas diretamente por estudantes por e-mail ou qualquer outro meio de comunicação.
  • Há disciplinas do Curso de Psicologia em que pode ocorrer a discussão de assuntos sigilosos típicos da prática profissional. Via de regra, essas disciplinas não poderão ser ofertadas a estudantes de outros cursos.

Inscrição de ingressantes

A inscrição em disciplinas para estudantes ingressantes é feita pela coordenação de curso. No entanto, no período de ajustes, a estudante pode alterar sua inscrição, isto é, pode solicitar inscrição em outras disciplinas e solicitar o cancelamento. Entretanto, cabem algumas observações

  • Cancelar disciplinas pode afetar todo o percurso formativo da estudante, com o risco de aumentar o tempo previsto de conclusão do curso. O uso desse recurso deve ser feito com cuidado, em especial quando há conflito com outras atividades (como trabalho, por exemplo).
  • A carga horária no início do curso é muito alta, e sempre deve ser considerado que há tarefas extraclasse que precisam ser realizadas. Portanto, avalie com cuidado se vale a pena se inscrever em mais disciplinas além daquelas previstas para o primeiro período.
  • Ainda que haja poucos pré-requisitos entre as disciplinas, muitas delas estão previstas para os períodos mais avançados por envolverem a necessidade de uma maior maturidade, conhecimento e familiaridade com o campo da Psicologia enquanto ciência e profissão. Por isso, pondere a esse respeito ao solicitar a inscrição em disciplinas optativas ou de períodos mais avançados.

Observações especiais para estudantes que já fizeram outros cursos

Estudantes que já fizeram outros cursos (concluídos ou não), seja de graduação ou de pós-graduação, podem aproveitar parte do seu percurso e solicitar a dispensa ou correspondência entre disciplinas do curso de Psicologia. Este procedimento não é automático e precisa ser solicitado através de processo eletrônico, e está sujeito à análise da coordenação de curso e/ou de docente da área da disciplina cursada. Informações completas sobre esse procedimento devem ser verificadas em https://psicologiaro.uff.br/aproveitamento-de-estudos/.

Ir para o conteúdo