Extensão na UFF
Ações de extensão desenvolvidas no Departamento de Psicologia de Rio das Ostras
Portal de Editais
Pró-reitoria de Extensão
Ações de extensão ativos no Departamento de Psicologia de Rio das Ostras (RPS)
Portal História da Psicologia
Coordenação: André Elias Morelli Ribeiro
O Portal História da Psicologia é a integração de uma série de três iniciativas, também apresentadas no Sigproj. A primeira é o site História da Psicologia, uma hub de links e outros materiais úteis para o estudo da história da psicologia. A segunda é o canal História da Psicologia TV, no YouTube, onde são publicados vídeos originais de divulgação científica sobre o tema. O terceiro é a Enciclopédia Eletrônica de História da Psicologia (WikiHP), com verbetes dedicados à história da psicologia e produzidos por discentes, pesquisadores e comunidade acadêmica. O projeto ainda conta com uma editora, a Editora do Portal História da Psicologia, que publica materiais relativos à história da psicologia, especialmente o Boletim do Portal História da Psicologia. O Portal História da Psicologia é uma ação educativa voltada para a popularização das ciências em diferentes canais multimídia via internet, com a participação da comunidade externa e interna da UFF.
Coletivo TRAMPO, Vivências Acadêmicas e Processos de Afiliação na UFF de Rio das Ostras: afetos, lutas e resistências em um campus de interior
Coordenação: Fabia Monica Souza dos Santos
A entrada na universidade é cercada pelos mais diferentes afetos e expectativas. Os efeitos individuais e coletivos destes processos se tornam ainda mais impactantes quando analisamos a realidade de um campus universitário de interior, como é o caso da UFF de Rio das Ostras, em que a maioria dos discentes não é originalmente da cidade, de forma que o ingresso no ensino superior representa uma transformação muito radical na rotina e no suporte social/familiar desses novos universitários. Assim, nosso projeto vem desenvolvendo ações que objetivam ampliar as estratégias de acolhimento estudantil a partir das vivências acadêmicas em nosso campus universitário.
Laboratório de Avaliação Psicológica Infantil (LAPi)
Coordenação: Mara Sizino da Victoria
Este projeto é uma proposta de divulgação da área de avaliação psicológica através de ações voltadas para a infância, intitulado LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA INFANTIL (LAPi). Tem como objetivo ser um espaço para algumas atividades de extensão, divididas em duas principais ações: 1ª) Cursos mensais de curta duração de atualização sobre a área de avaliação psicológica, que incluem: o processo de avaliação na área infantil; treinamento para uso de instrumentos psicológicos psicométricos e projetivos/expressivos; discussão sobre os recursos psicológicos de atendimento para crianças. 2ª) Oficinas de contação de histórias para crianças com foco no conteúdo psicológico.
A oferta mensal de cursos iniciou-se em agosto de 2019 para estudantes da UFF, outras instituições de ensino e também para profissionais da Psicologia. Alguns cursos oferecidos foram: “Avaliação psicológica voluntária e compulsória”; “Testes de Apercepção Temática”; “Avaliação psicológica infantil”, “Instrumentos e recursos na avaliação psicológica infantil”; “Laudo psicológico”; “O uso da literatura como recurso na prática psicológica infantil”.
As oficinas de contação de histórias iniciaram em 2020 e ocorrem mensalmente com estudantes de Psicologia da UFF, sempre na última sexta-feira de cada mês às 15h. O objetivo é sensibilizar a reflexão de conteúdos psicológicos a partir de livros infantis. Além disso, em função da pandemia e necessidade de atividades remotas, gravamos, em vídeos curtos, em 2020, 34 histórias. Neste ano, estão sendo produzidas histórias originais pelos extensionistas do projeto. Essas histórias são enviadas para escolas Municipais de Rio das Ostras, Macaé e Itaboraí. No momento, há 40 alunos envolvidos nesta ação.
Com este projeto, espera-se divulgar e promover discussão na área de avaliação psicológica entre discentes e profissionais de Psicologia; estimular a formação de profissionais na área e ampliar questionamentos de temas psicológicos através do conteúdo das histórias às crianças da região de Rio das Ostras/RJ.
Se você tem interesse, entre em contato! (marasizino@id.uff.br)
Ações do Departamento de Psicologia UFF/CURO para o acolhimento e enfrentamento da pandemia de COVID-19
Coordenação: Ana Cristina Troncoso
Este projeto de extensão tem como objetivo o planejamento e desenvolvimento de ações do Departamento de Psicologia UFF/CURO para o acolhimento e enfrentamento da pandemia de COVID-19 a partir de diferentes perspectivas teórico-metodológicas da psicologia. Essas ações serão conduzidas por diferentes professores deste departamento e alunos do curso, além de incluir a participação também de psicólogos formados pelo Curso de Psicologia UFF/CURO. Tais ações destinam-se a atender demandas distintas identificadas neste contexto da pandemia.
Introdução ao pensamento de Michel Foucault
Coordenação: Alessandra Daflon dos Santos
O grupo de estudos Introdução ao pensamento de Michel Foucault é uma ação do Laboratório de Estudos sobre Subjetividade, Étics e Política, do Departamento de Psicologia/UFF-CURO. Seu principal objetivo é apresentar ao estudante de psicologia o complexo campo de problematizações presente nas obras produzidas pelo filósofo francês, a partir da segunda metade do século XX. Esta ação articula-se às disciplinas obrigatórias e optativas ministradas pelos professores, bem como contará com a participação de importantes pesquisadores de outras IES de diferentes áreas do conhecimento que se debruçam sobre as obras deste mesmo autor. O grupo pretende fomentar pesquisas futuras ou articular pesquisas presentes, agregando professores, estudantes, bolsistas e demais interessados. Esta ação tem como público-alvo discentes de psicologia, mas também serão bem-vindos todos aqueles que se interessarem pela proposta, seja pertencente à comunidade acadêmica ou externa à UFF.
Mapeamento da população vulnerável à COVID-19 no município de Rio das Ostras: o monitoramento como estratégia de abordagem em tempo de pandemia e distanciamento social
Coordenação: Alessandra Daflon dos Santos
Este projeto trata de uma proposta interdisciplinar de enfrentamento à covid-19 em Rio das Ostras a partir da articulação de ações de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo docentes vinculados a diferentes departamentos do campus da UFF, dos cursos de Enfermagem, Serviço Social, Psicologia e Engenharia de Produção. Objetiva-se desenvolver mediações com o território e com a população e Rio das Ostras a partir do telemonitoramento de usuários do E-SUS AB em condições crônicas que exigem acompanhamento contínuo e atenção prioritária por risco de COVID-19. Neste sentido, práticas criativas e inovadoras de ensino, pesquisa e extensão, como as que estão propostas neste projeto, tornam-se necessárias para a produção de evidências sobre a necessidades e demandas da atenção à saúde da população, em especial no contexto de pandemia.
Projeto EJA-UFF: ações em tempos de pandemia
Coordenação: Alessandra Daflon dos Santos
A proposta que se apresenta foi pensada a partir dos desafios impostos diante da pandemia de COVID-19 e, com isso, a impossibilidade de desenvolvermos nossas atividades de modo presencial na escola. Assim, optamos por registrar as atividades que temos realizado junto aos nossos alunos, membros da equipe, e, também, aos professores da escola durante este momento.
Laboratório de Políticas Públicas
Coordenação: Mariana de Castro Moreira
O “Laboratório de Políticas Públicas” do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Rio das Ostras, foi pensado de modo contribuir com a implementação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e notadamente com o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais à formação básica do discente em Psicologia, a partir do fomento da produção de conhecimentos e de práticas nos diferentes campos das políticas públicas. Historicamente, a Psicologia constituiu-se priorizando um modelo de atuação clínico individualizante e privatista. No entanto, muitas das principais demandas e realidades vividas, em nosso país, ficaram invisibilizadas em nossos enquadramentos e processos de construção de conhecimentos e práticas. Assim, em tempos em que é preciso fortalecer os princípios democráticos e situar a Psicologia como ciência e profissão fundamental para a garantia de direitos, o Laboratório reafirma o papel da Psicologia em seu compromisso com a transformação social, com o fortalecimento das políticas públicas e com a construção de uma sociedade mais justa e equânime. Sustentado pelo tripé ensino-pesquisa-extensão, o Laboratório reafirma o compromisso universitário com o desenvolvimento loco regional buscando desenvolver ações coletivas e
em parceria junto às redes, serviços e equipamentos do município de Rio das Ostras e região. Adota-se ainda a intersetorialidade como perspectiva e diretriz de atuação, enfatizando a importância da articulação e integração entre os principais campos de políticas públicas nos quais a Psicologia pode contribuir, quais sejam: a saúde, a educação, a assistência social e seus desdobramentos contemporâneos. O Laboratório será operacionalizado a partir de um conjunto de atividades integradas e complementares, a saber: 1. Constituição de um Grupo de Trabalho do Laboratório de Políticas Públicas: incluindo a formação pedagógica de discentes como multiplicadores e cogestores das atividades do Laboratório; 2. Espaço de formação permanente em Políticas Públicas que incluirá a oferta de uma disciplina optativa, em caráter extensionista, cujo foco será a promoção de oficinas de elaboração de projetos e a realização de eventos acadêmicos e científicos voltados à produção de conhecimentos e troca de experiências sobre políticas públicas; 3. O desenvolvimento e a divulgação de conteúdo sobre políticas públicas via redes sociais; 4. A orientação, a supervisão e o estabelecimento de parcerias junto a projetos de fortalecimento de políticas públicas.
Curso de extensão Análise Institucional e práticas coletivas
Coordenação: Daniel Maribondo Barboza
O cotidiano de trabalho junto aos equipamentos voltados a execução de políticas públicas e à garantia de direitos se forja e se sustenta em protocolos e práticas instituídas e cristalizadas. O limite entre essas categorias é sutil e, na maioria das vezes, trespassado, produzindo entraves má comunicação e na construção de pactuações coletivas. A Análise Institucional oferece ferramentas conceituais para a lida com esse campo problemático, de maneira que se opere a desnaturalização de práticas de trabalho e de instaurem movimentos instituinte constantes para enfrentar novos e antigos problemas. O curso propõe ofertar aos profissionais da ponta dos equipamentos públicos citados o arsenal ferramental da Análise Institucional, a partir de uma metodologia teórico-prática e calcada no objetivo de fortalecimento da rede de atores e na contração de coletivos. O resultado esperado é o estreitamento da r ação entre universidade e comunidade e a formação de multiplicadores do curso.