Há declarações que podem ser emitidas automaticamente pelo Sistema IdUFF. Outras, que necessitem de informações ou formatação específicas, devem ser solicitadas à coordenação. E, por fim, ainda há declarações que não cabem à coordenação de curso. Seguem as informações detalhadas
Declarações e documentos emitidos automaticamente pelo IDUFF
- Declaração de regularidade de matrícula
- Declaração de pontuação no vestibular
- Declaração de ação afirmativa, se for o caso
- Histórico convencional
- Histórico com plano de estudos
- Relatório de conteúdos programáticos de disciplinas cursadas (muitas vezes usado para aproveitamento de estudos em outras instituições OU validação do diploma em outros países)
Declarações que NÃO CABEM à coordenação de curso
- Declarações de participação em projetos de monitoria. Solicitar ao docente responsável pela disciplina ou à coordenação de monitoria.
- Declarações de participação em projeto de pesquisa. Solicitar ao docente responsável ou à PROPPI.
- Declarações de participação em projeto de extensão. Verificar em https://www.extensao.uff.br/certificado/. Se não estiver disponível, solicitar ao docente coordenador do projeto.
- Declarações de participação em eventos. Solicitar à comissão organizadora.
Declarações com informações e formatações específicos a serem solicitadas à coordenação
Se você precisa de alguma declaração que não está nem entre aquelas emitidas automaticamente pelo IDUFF, nem entre aquelas que não cabem à coordenação, deverá solicitar através do email rgi.rhs@id.uff.br. Leia algumas observações abaixo antes de solicitar:
- Informe sempre seu nome completo e matrícula na UFF.
- Caso a declaração seja exigida para o recebimento de algum benefício, como auxílio para universitários, pensão ou bolsas em geral, envie também o documento que comprova a necessidade da declaração, como o edital, a legislação específica ou comunicado oficial da instituição que oferece o benefício. Isso é uma garantia que a coordenação emita uma declaração que esteja de acordo com o exigido.
- Informe o prazo exigido para a apresentação da declaração, caso não conste no documento que comprova a necessidade da mesma.
- Informe se trata-se de um documento exigido com regularidade (ex, todo semestre; uma vez ao ano, etc).
- Não espere o chamado oficial para a declaração, caso você já saiba que a mesma será exigida. Busque, sempre que possível, pedir o documento com antecedência, para não correr o risco de perder o benefício ou atrasá-lo.
Exemplos de declarações específicas que devem ser solicitadas à coordenação de curso
- Declarações exigidas pela PROAES;
- Declaração para recebimento de auxílio financeiro
- Declaração de frequência regular igual ou maior que 75%
- Declaração de não reprovação
- Declaração para recebimento de pensão
- Declaração de plano de estudos (disciplinas em que a estudante está inscrita) em um turno específico
- Declaração de urgência para solicitar emissão de segunda via de documentos para colação de grau (diploma/histórico de Ensino Médio, dentre outros)
- Declaração de integralização do curso, cumprimento dos requisitos para colação de grau e de situação de concluinte
- Declaração de abertura de processo de antecipação de colação de grau