Eixos Estruturantes
1. Processos biológicos e instrumentais (6 disciplinas): Propicia parâmetros formais para a produção de trabalho científica e fornece elementos para se compreender as bases biológicas do comportamento, consignando balizamento para melhor se abordar o fenômeno psicológico que tem nos aspectos biológicos o apoio necessário para a sua efetividade.
Disciplinas: Genética; Neuroanatomia; Neurociência; Estatística; Recursos de Informática Aplicados à Formação Acadêmica; Redação Científica.
2. Fundamentos históricos, epistemológicos, filosóficos e socioantropológicos da psicologia (4 disciplinas): Possibilita ao formando o conhecimento das bases filosóficas, históricas e socioantropológicas presentes na construção do saber psicológico, desenvolvendo a capacidade para avaliar criticamente as linhas de pensamento em Psicologia e articular o saber psicológico em termos de suas interconexões possíveis com outras disciplinas.
Disciplinas: Psicologia e suas Conexões: Antropologia, Sociologia e Ciência Política; Fundamentos Epistemológicos e Filosóficos da Psicologia; Teorias e Sistemas Psicológicos I; História da Psicologia.
3. Processos psicológicos básicos (6 disciplinas): Constituem classicamente objeto de investigação e atuação no domínio da Psicologia de maneira a propiciar o estudo de fenômenos, comportamentos e estados psicológicos, de forma a propiciar amplo conhecimento de suas características, questões conceituais e modelos explicativos construídos e sedimentados no campo da Psicologia, assim como dar conta de seu desenvolvimento mais recente.
Disciplinas: Pensamento e Inteligência; Motivação e Emoção; Linguagem; Percepção; Aprendizagem e Memória; Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo.
4. Metodologia da pesquisa, medida e exame psicológico (5 disciplinas): Garante a apropriação crítica do conhecimento disponível, assegurando uma visão abrangente dos diferentes métodos e estratégias de produção do conhecimento científico em Psicologia, além de fornecer subsidio para se implementar investigação rigorosa do psiquismo através de instrumentos específicos.
Disciplinas: Metodologia de Pesquisa Aplicada à Psicologia I; Metodologia de Pesquisa Aplicada à Psicologia II; Metodologia de Pesquisa Aplicada à Psicologia III; Técnicas de Exame Psicológico I; Psicometria I.
5. Processos de subjetivação, historicidade e trabalho (5 disciplinas): Viabiliza o conhecimento e a criação de estratégias de trabalho psicológico frente às relações homem, trabalho, história e sociedade, de maneira a promover a saúde e o bem-estar do sujeito nas circunstâncias laborativas.
Disciplinas: Psicologia e História Social do Trabalho; Psicologia do Trabalho I; Psicologia do Trabalho II; Políticas do Público e de Gestão; Trabalho, Corpo e Saúde.
6. Processos de subjetivação, historicidade e práticas transdisciplinares (8 disciplinas): Assegura o conhecimento das raízes sociais e históricas constitutivas dos processos de subjetivação e analisa, bem como desenvolve, estratégias de intervenção coadunadas com os elementos críticos observados.
Disciplinas: Psicologia e História Social; Psicologia Social I; Psicologia Social II; Práticas Transdisciplinares Institucionais; Psicologia dos Grupos; Psicologia e Processos de Formação I; Cognição e Coletivos; Políticas de Saúde.
7. Discurso, cultura e alteridade (9 disciplinas): Responde por colocar em evidência a importância do discurso e da cultura na constituição do humano, sublinhando seu caráter prático. Analisa a construção da subjetividade a partir da alteridade como fenômeno básico humano e discute estratégias de intervenção em diferentes modalidades.
Disciplinas: Teorias e Sistemas Psicológicos II; Teorias Psicanalíticas; Psicopatologia Fundamental; Fundamentos da Clínica; Psicologia do Desenvolvimento Psicossexual; Psicologia Hospitalar I; Psicologia e Saúde Mental; Teorias e Técnicas Psicoterápicas I; Teorias e Técnicas Psicoterápicas II.
8. Formação profissional básica e atualização permanente (10 disciplinas): Congrega disciplinas de importância capital para a formação profissional em termos de experiência prática e de produção de trabalho científico de cunho monográfico, respondendo pela carga horária total de estágio exigida, visando a formação plena do profissional. Além disso, discute criticamente as questões éticas na esfera da atuação profissional e da pesquisa psicológica. O eixo em tela assegura, ainda, um conjunto de competências que permite a atuação profissional e a inserção do graduado em diferentes contextos institucionais e sociais, de forma articulada com profissionais da própria área e de áreas afins, tendo em vista as ênfases estabelecidas.
Disciplinas: Estágio Básico I; Estágio Básico II; Monografia I; Monografia II; Ética na Profissão e na Pesquisa; Estágio Supervisionado I; Estágio Supervisionado II; Estágio Supervisionado III; Estágio Supervisionado IV; Entrevista Psicológica.