Há conversa entre o Ensino Médio e o Ensino Superior? Território, extensão e outras possibilidades de análise na relação com a universidade na atualidade

Coordenação: Fabia Monica Souza dos Santos

A presente pesquisa intenciona analisar a interação território-extensão a partir das dinâmicas inerentes à relação escola-universidade. Nesse intuito, objetiva-se mapear projetos e ações de extensão e pesquisa vinculados às Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do estado do Rio de Janeiro, entre eles os pré-vestibulares sociais, em especial aqueles conectados com a proposta de aproximar a universidade dos estudantes matriculados em escolas da rede pública de Ensino Médio, como pesquisa exploratória com Mapeamento Sistemático. De forma integrada, a presente pesquisa busca articular uma análise dos fatores sociais, históricos, políticos, geográficos e simbólicos que atuam na relação do Ensino Superior com a comunidade e o território, utilizando referências no campo da Psicologia Social e da Educação. Dessa forma, busca-se contribuir com a construção de subsídios que possam auxiliar em uma compreensão estendida sobre interfaces e diálogos entre o Ensino Médio da rede pública e o Ensino Superior, alinhando-se ao compromisso de indissociabilidade e articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão universitária. Nessa lógica, leva-se em consideração a importância da Extensão Universitária como campo a ser cada vez mais esmiuçado nos próprios projetos de extensão e/ou de pesquisa, atendendo assim à função social da universidade em sua relação intrínseca junto à sociedade em que está inserida e à qual deve atender de forma prioritária. Por fim, a presente pesquisa é relevante para reforçar o papel da extensão como ação que fomenta o espaço de diálogo entre a academia e a sociedade. Dentre as formas de fortalecer esse diálogo, esse projeto aponta para a aproximação entre universidade e o espaço escolar, com o objetivo de ampliar as perspectivas dos estudantes da rede pública para adentrar o Ensino Superior.

Habilidades

Postado em

14 de abril de 2025

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