Políticas da Memória e Práticas de Formação na Infância e Juventude

Coordenação: Marcelo de Abreu Maciel

No Brasil, assim como em várias partes do mundo, diversas pessoas e grupos testemunham suas histórias de tempos difíceis e traumáticos. São trabalhos que nos chegam a partir da literatura, filmes, documentários, reportagens, revelando as memórias daqueles que resolveram falar e escrever sobre os enfrentamentos de situações limites, desumanas e violentas. Em particular, esta investigação toma como campo de análise os períodos da ditadura militar no Brasil, bem como os relatos daqueles que atravessaram períodos de guerra e seus processos migratórios violentos. A pesquisa tem como pressuposto que esses relatos ainda possuem uma função de luta na contemporaneidade, pelo que trazem de força, ligação com a vida e abertura para outros olhares possíveis de fatos históricos e seus discursos oficiais. Ao contrário daqueles que defendem o silêncio e a produção de esquecimentos como uma forma de avançar na discussão dos chamados direitos humanos e da própria História, essas memórias e testemunhos surgem como potência capaz de trazer outras significações, elaborações, abrindo uma rede de possibilidades de ruídos e interpretações que afetem o próprio andamento das operações históricas e o sentido da vida. A partir deste cenário, este projeto objetiva investigar qual a ressonância destes discursos no campo dos processos de formação de jovens, principalmente no que diz respeito a um diálogo com os chamados direitos humanos. Especificamente, possui uma preocupação com a formação em Psicologia e de que modo os alunos dialogam com estas informações para pensar a condição humana em suas práticas de trabalho e estágio, principalmente aquelas que intervém em situações limites, traumáticas e excludentes. Metodologicamente, a pesquisa se insere no campo da chamada História Oral e dos estudos biográficos, tomando como base principalmente os trabalhos do pesquisador italiano Alessandro Portelli.

Habilidades

Postado em

13 de abril de 2025

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