Coordenação: Irene Bulcão
Trata-se de um estudo exploratório que pretende construir indicadores sobre vivências acadêmicas e acolhimento estudantil com alunos do curso de psicologia do campus universitário de rio das ostras da universidade federal fluminense. A pesquisa proposta prevê, em sua fase inicial, a aplicação do instrumento QVA-R (questionário de vivências acadêmicas versão reduzida) em amostra de estudantes universitários do curso de psicologia do campus universitário de rio das ostras da universidade federal fluminense (curo/uff). Na fase 2 está prevista a realização de grupos focais com alguns dos participantes da fase 1. O questionário é original de pesquisas realizadas em portugal pelos pesquisadores leandro almeida, joaquim ferreira e ana paula soares, no ano de 2001, e conta com cinco diferentes dimensões: pessoal, interpessoal, carreira, estudo e institucional. O questionário de auto relato é composto por 55 questões dispostas em escala likert de cinco pontos, sendo a resposta 1 – nada a ver comigo, 2 – pouco a ver comigo, 3 – às vezes acontece comigo, 4 ¿ bastante a ver comigo e 5 – tudo a ver comigo. O qva-r já foi devidamente adaptado à realidade brasileira (granado, santos, almeida, soares e guisande, 2005) e tem como objetivo aprofundar os conhecimentos acerca das dimensões que compõem o processo de integração acadêmica, destinando-se em especial aos acadêmicos ingressantes na vida universitária. Já foi realizado contato com os pesquisadores de portugal e o grupo responsável pela adaptação do instrumento à realidade brasileira, garantindo sua autorização para aplicação no contexto relatado (campus universitário de rio das ostras da universidade federal fluminense), de forma a favorecer a ampliação de dados comparativos em mais uma realidade universitária. Atualmente o curso de psicologia do curo/uff é oferecido em turno integral e possui cerca de 400 alunos ativos. Foi estabelecida como amostra minima a aplicação do qva-r em 30% dos alunos do curso (ou seja, 120 alunos), para em seguida, na fase 2, selecionarmos pelo menos 20% dos participantes da fase 1 (ou seja, pelo menos 24 alunos) para a realização dos grupos focais. Grande parte da bibliografia disponível sobre vivências acadêmicas é estrangeira e somente nos últimos anos vêm se ampliando o número de estudos realizados em âmbito nacional, tais como o de igue, bariani & milanesi (2008), que trazem o questionário de vivências acadêmica (qva) como instrumento de pesquisa. A escassez de estudos sobre essa temática é ainda mais significativa quando buscamos referências em seu cruzamento com o processo de interiorizaçãodo ensino superior em nosso país, de forma a evidenciar a carência extrema de pesquisas sobre o alunado que vem compondo os polos de interior das universidades públicas e privadas. Nesse sentido, esta pesquisa pretende construir indicadores atuais que permitam expandir a compreensão sobre os processos de integração acadêmica de forma a amenizar os efeitos estressores e adversos oriundos desta experiência, em especial em um campus universitário de interior, como é o caso da uff de rio das ostras. Este projeto de pesquisa está diretamente articulado ao projeto de extensão universitária ¿rede coletivo trampo (trabalho, movimento, pessoas & organizações) e a universidade como cenário: pesquisa e extensão sobre vivências acadêmicas e acolhimento estudantil, alimentando-se das demandas identificadas na realidade deste campus universitário.