Coordenação: Daniel Maribondo
A atuação no magistério superior se sustenta no tripé universitário do Ensino, Pesquisa e Extensão, além do desempenho de atividades administrativas para o bom funcionamento da universidade. O ingresso no cargo exige a proposição de um plano de trabalho que abarque o tripé e as atividades administrativas para trinta meses. Considerando a inseparabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e os princípios da extensão, utilizamos esta como perspectiva para propositura de um plano de trabalho no que diz respeito à identificação de demandas das comunidades acadêmica e regional. Este projeto de pesquisa propõe investigar as principais encomendas e demandas existentes no território de Rio das Ostras, da Baixada Litorânea e da Universidade Federal Fluminense (UFF) no campo da Psicologia e na área de conhecimento de Clínica, grupos e corporeidade, com atenção especial à relação de forças envolvendo atores da esfera governamental, organizações, coletivos, movimentos sociais e comunidade acadêmica (docente, discente e técnicos administrativos). O dispositivo de pesquisa abarcará o diálogo com diferentes atores envolvidos no engendramento dos territórios citados, no levantamento de dados demográficos e de bibliografia pertinente e nas visitas de campo a equipamentos públicos e aos atores citados. As ferramentas conceituais das quais se lançará mão para a análise do levantamento de dados são as contribuições da Esquizoanálise e, principalmente, da Análise Institucional, e da História Oral, levando em conta a questão da memória, o caráter processual e a dinâmica instituído e instituinte das práticas que compõem e constroem o território, as políticas públicas e a universidade. Os resultados esperados envolvem a produção de subsídios para a continuidade de um plano de trabalho docente que, mesmo estabelecendo os contornos da sua experiência, expertise e seu interesse em desenvolvimento científico e tecnológico, abarque pesquisa, ensino e extensão em consonância com a realidade regional e acadêmica.